MÓDULO 1
INTRODUÇÃO
• Modelagem à mão de peças decorativas, utilitários, escultóricas e esmaltação.
• Matéria Prima (argila) – Massas Cerâmicas.
• Ferramentas e equipamentos.
• Cuidados Gerais com as massas cerâmicas.
TÉCNICAS DE MODELAGEM
I – Técnica de Placas.
Permitir a construção de uma grande variedade de formas, utilizando as massas cerâmicas no estado plástico.
II – Técnica de tratamento em superfícies cruas.
Projetos criados com interferência em sua superfície, como relevos, carimbos, texturas, perfurações e argilas coloridas.
III – Técnica Perdendo Umidade.
Com as massas cerâmicas mais firmes ou em ponto de couro quando já se sustenta em pé, é possível construir uma variedade de formas.
IV – Técnica Beliscão ou Pinch.
Construção manual de vários formatos, com toque artístico.
V – Técnica de Ocagem.
A partir de um bloco sólido, esculpido ou dando formas externas para deixá-las oca• Utilizada em formas escultóricas.
VI – Técnica de Tiras.
O Método é muito utilizado para confecções de peças maiores podendo usar tiras mais largas resultando um maior rendimento.
VII – Técnica do Rolinho.
Construção manual que permite ao ceramista fazer peças de vários formatos e tamanhos; como vasos arredondados, cilíndricos, fechados ou abertos, e escultóricos.
VIII – Engobes.
Método cromático e decorativo muito explorado tanto na cerâmica tradicional como na cerâmica contemporânea.
MÓDULO 2
TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES DE PEÇAS BISCOITADAS
I – Introdução ao tratamento de superfícies biscoitadas.
• Abertura, lista de materiais, medidas de segurança e a diferença entre esmaltes e vidrados.
II – Identificação, preparação, efeitos e resultados dos esmaltes.
• Utilização do Esmalte (camada vítrea que recobre a superfície cerâmica).
• Diferente da pintura comum, o esmalte só revela sua cor após a queima.
III Formas de Aplicação.
• Pincel.
• Imersão.
• Banho.
• Pulverização.
IV – Técnicas de Pintura de Forno.
• Estudos e procedimentos.
• Pinturas criativas com corantes.
• Com efeitos.
• Decorativas.
• Artísticas.
• Técnicas passo a passo.
• Corantes com cobertura.
• Pátina com aguadas.
• Aguadas.
• Aquarela.
• Requeima.
• Monoqueima.
• Craquelê.
• Fusing.
• Provençal.
• Máscaras de contact.
• Stencil.
• Giz cerâmico.
• Corda seca Sevilhana.
• Vidrado sobre vidrado.
V – Tipos de Fornos e Queima.
• Exemplos de fornos elétricos, a gás e a lenha.
VI – Técnicas de Pintura à Frio.
• Solução de recuperações de peças biscoitadas, esmaltadas e opções para deixá-las cruas (não levadas ao forno).
• Cobre.
• Ônix.
• Chumbo zinabre.
• Metalização azul infinito.
• Louça moderna.
• Aquarela a frio.
• Oxidações.
• Efeito pérola.
MÓDULO 3
ESCULTURAS HUMANAS EM CERÂMICA
I – A Cabeça.
• Aprendizagem técnica, estudo e sugestões passo a passo que serão o ponto de partida para outros temas.
• O projeto.
• A inspiração.
• Estrutura/Base.
• Proporções.
• Escolha do perfil (etnias).
II – Passo a Passo.
• Nariz.
• Olhos.
• Boca.
• Orelhas.
• Cabelo.
• Cabeça feminina.
• Cabeça masculina.
• Cabeça infantil.
III – Mãos e Pés.
• Mãos.
• Pés.
• Volume e profundidade.
• Movimento e Equilíbrio.
IV – Ângulos e Articulações.
• Cabeça articulada.
MÓDULO 4
ESCULTURAS CONTEMPORÂNEAS EM CERÂMICA
I – Figura Humana.
• Este tema permite um estudo pleno da construção e execução de um projeto• Sendo assim o tema escolhido neste curso para os exercícios de projetos escultóricos• Aplicaremos no Modulo IV todo o conhecimento obtido nos Módulos Anteriores.
• Estudo das proporções da figura Humana.
• Projeto.
• Inspiração.
• Ocagem.
• Estrutura/Base.
II – Passo a Passo.
• Cortar e Preparar módulos.
• União dos membros.
• Posições.
• Retração.
• Armazenamento.
• Acompanhamento da secagem.
• Recuperação de trincas e fissuras.
• Figura humana “Meditação” (feminino).
• Figura humana (masculino).
• Figura humana “Bailarina”.
III – Projetos autorais.
• Vaso orgânico I.
• Vaso orgânico II.
• Vaso orgânico III.
• Jardineira I.
• Jardineira II.
• Jardineira III.
• Cacto escultórico I.
• Cacto escultórico II.
• Cacto escultórico III.
• Totens contemporâneos.
• Animal quatro patas.
• Encerramento.
Ateliê do Ceramista
O planejamento do espaço interno de um ateliê de cerâmica deve levar em conta a sequência do processo de produção.
Massa Cerâmica, Modelagem, Secagem, Queima Biscoito, Esmaltação, Queima e Exposição.